Botânica

Herbário da Universidade Federal de São Paulo (HUFSP)

O HUFSP foi fundado em 2018 pelas docentes Carla Poleselli Bruniera e Maria Beatriz Rossi Caruzo, ambas do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Unifesp. Ele visa atender as demandas de docentes do campus e de estudantes na área da sistemática vegetal, bem como em áreas correlatas como palinologia, ecologia e fitoquímica. O herbário, localizado na unidade José de Filippi do campus Diadema, está indexado (http://sweetgum.nybg.org/science/ih/herbarium-details/?irn=253266) e possui cerca de 2.500 exsicatas montadas e registradas. A maior parte do acervo é composta por exemplares de Euphorbiaceae e Rubiaceae das diversas regiões do Brasil, devido a linha de pesquisa das docentes curadoras. Além dessas famílias, o acervo também possui exemplares de outras famílias de plantas de áreas nativas da região metropolitana de São Paulo, como do Parque Estadual do Juquery (Franco da Rocha, SP), e o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (Santo André, SP), ou de outros estados, como Parque Nacional do Itatiaia (RJ), Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), Parque Nacional das Sempre Vivas (MG), Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), Diamantina (MG), São João del Rey (MG), Tiradentes (MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Morretes (PR), Caçapava do Sul (RS), Palmares do Sul (RS), Parque Estadual do Cristalino (MT), entre outros. Os petianos envolvidos nas atividades de curadoria do herbário são responsáveis pela organização da coleção, montagem de exsicatas e tombamento do material. O próximo passo é iniciar a digitalização da coleção para que todos os espécimes fiquem disponíveis em herbários virtuais como o reflora.

Coleção Didática de Botânica (CDB)

Essa coleção consiste no material didádico destinado ao uso em aulas práticas de Botânica na Universidade. Ela é composta por espécimes conservados em meio líquido e seco. O material em meio líquido conta com algas, fungos, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, enquanto que o material seco engloba frutos secos, especialmente de Gimnospermas.

Coleção 1:  

Algas e fungos

Coleção 2: 

Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas


Coleção 3: 

Frutos secos


Coleção viva: Canteiros

O PET conta com dois canteiros: o de plantas medicinais e o de plantas tóxicas. Ambos estão localizados na unidade José de Filippi (Eldorado) da Unifesp campus Diadema. Eles foram criados com o intuito de desenvolver habilidades e técnicas de cultivo, além de obter e disseminar melhor as informações com relação às espécies de plantas, que na maioria das vezes são utilizadas de forma incorreta

É a partir destas plantas que montamos diversos projetos do PET como oficinas, folders e vídeos informativos, posts de Instagram e pesquisas. Abaixo estão disponíveis mais informações sobre cada planta cultivada em nossos canteiros.

Canteiro de plantas medicinais

Canteiro de plantas tóxicas

  Rosmarinus officinalis L.

Ruta graveolens L.

Adiantum sp.

Aloe vera (L.) Burm. f.

Plectranthus barbatus Andrews

Tropaeolum majus L.

  Baccharis trimera (Less.) DC

Allium schoenoprasum L.

Symphytum officinale L.

  Petiveria alliacea L.

Mentha spicata L.

Lavandula angustifolia Mill.

  Artemisia absinthium L.

Ocimum basilicum L.

Melissa officinalis L.

  Pereskia aculeata Mill.

Mentha pulegium L.

Thymus vulgaris L.

  Anthurium andraeanum Linden ex André

Euphorbia tirucalli L.

Cymbopogon winterianus L.

  Dieffenbachia picta Schlott.

Euphorbia miii L.

Dracaena trifasciata (Prain) Mabb.

  Nerium oleander L.

Ricinus communis L.

Brugmansia suaveolens (Wild.) Sweet