Invertebrados
As atividades com invertebrados no PET Ciências Biológicas surgiram em 2016 com a temática de coleções biológicas - cujo material administrado subdivide-se em coleção viva (veja mais na aba "Coleções", sub aba "Coleções vivas") e não-viva (CDI).
Coleção Didática de Invertebrados (CDI)
A coleção corresponde ao material didádico destinado ao ensino e é composto por espécimes conservados em meio líquido ou seco. O material de meio líquido conta com representantes marinhos de invertebrados como Mollusca, Cnidaria, Porifera e artrópodes marinhos ao passo que o material seco - armazenado em forma de artropodários - engloba ordens de Insecta, bem como outros invertebrados terrestres, a exemplo, Annelida.
No início, a coleção viva era composta por baratas e grilos - cada qual com um método de criação específico -, no entanto, após a suspensão dessas atividades em 2019 e com retomada em 2022, atualmente o subgrupo é responsável pela criação de baratas de caverna, tenébrios e pela manutenção do minhocário presente na universidade. Assim, as baratas são utilizadas a fim de divulgar a fauna de macroinvertebrados, enquanto o minhocário é voltado para a compostagem de resíduos orgânicos, além de sua incorporação em atividades extensionistas: aquelas que envolvem a divulgação e comunicação entre a universidade e a sociedade em geral.
Coleção viva
Coleções vivas trazem muito interesse de adultos e crianças. Pensando em expandir a educação ambiental fazendo com que a população perca o medo dos invertebrados, o PET iniciou a criação de baratas de caverna para auxiliar neste objetivo. Abaixo mais informações sobre esta coleção: