As atividades de vertebrados são de grande importância pois abrangem a manutenção da Coleção Didática de Deuterostomia (CDD) da Unifesp e a curadoria da Coleção Herpetológica Teresa Cristina Sauer de Avila-Pires (CHTC). São desenvolvidas habilidades de curadoria de coleções, a identificação de espécies, além da extensão universitária a fim de disseminar melhor as informações com relação às espécies incorporadas nas coleções para a população.
Coleção Herpetológica Teresa Cristina Sauer de Avila-Pires (CHTC)
A Coleção de Herpetologia da Unifesp, fundada em 2022 pelo Prof. Dr. Marcelo José Sturaro, já conta com mais de 1.000 espécimes de anfíbios e répteis. Atualmente, a coleção está totalmente digitalizada e acessível online. As atividades da coleção, como fixação, preservação e preparações (diafanização, limpeza de esqueletos), contam com a participação dos petianos, capacitando novos taxonomistas na área, o que é uma das demandas emergentes no campo da Zoologia. As atividades de curadoria englobam a coleta, preservação e catalogação do material científico.
Coleção Didática de Deuterostomia (CDD)
A coleção didática exige um constante cuidado e organização, visto que ela tem uma grande importância para aulas práticas. Além disso, a coleção também apresenta constantemente integração de novos materiais, o que corrobora para a necessidade de cuidados intensivos.