Avenca

Família: Pteridaceae.

Origem: Algumas espécies são nativas do Brasil e podem estar distribuídas por todo o país, mas possuem ampla distribuição pelo globo, como América Central e América do Sul. O gênero tem 225 espécies, sendo 110 ocorrentes na América Tropical. Originária da Ásia e Sul da Europa.

Partes usadas: Folhas (em chás).

Contraindicações em relação a quantidade de uso: É preciso atentar-se à origem da avenca, ou seja, adquirida de locais de segurança e qualificados que tenham garantia da espécie que está sendo utilizada. Sempre consultar um médico antes de consumir o chá, já que esse pode interagir e modificar a ação de medicamentos.

Conhecimentos tradicionais/benefícios: Tradicionalmente é usada como calmante, para tratamentos do couro cabeludo (anticaspa e antiqueda), contra a tosse, como expectorante e com ação anti-inflamatória.

Manejo: Devem ser manejadas em locais drenados, com alta umidade e com abundância de matéria orgânica. Podem estar em regiões horizontais e até verticais. São muito cultivadas para fins comerciais e medicinais.

Referências: