Paleontológica
As coleções biológicas da área de Paleontologia são compostas por um acervo de fósseis, dividido em coleção científica e didática.
A coleção de fósseis didática é composta por réplicas da “OFICINA DE RÉPLICAS: COLEÇÃO O PASSADO EM SUAS MÃOS” (Anelli, 2013) e Bios Réplicas (http://www.biosreplicas.com/), utilizada tanto para as atividades práticas da unidade curricular de Paleontologia, bem como atividades de extensão. Além disso, novos exemplares fósseis têm sido incorporados na coleção por meio de trabalhos de campo da disciplina de Paleontologia, em sítios paleontológicos da Bacia do Paraná do Estado de São Paulo (Formações Corumbataí e Irati), destacando-se, respectivamente, bivalves e fragmentos de mesossaurídeos. Além de exemplares fósseis da Bacia do Taubaté - SP (Formação Tremembé), como osteíctes e fragmentos vegetais.
O acervo científico iniciou a partir das coletas de campo e por projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e/ou colaboradores em conjunto com o PET. Outros projetos promoveram a formação da coleção científica, destacando os projetos CNPq (Edital32/2010) “Consolidação da Coleção Paleontológica do Laboratório de Paleoecologia e Ecologia de Paisagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)-Campus Diadema”, tendo como coordenador Dr. Décio Luis Semensatto Junior, e o projeto CNPq (EditalMCT/CNPq nº 023/2011) “Ampliação e consolidação da coleção paleontológica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema” coordenado pelo Prof. Dr. Sandro Marcelo Scheffler. Este projeto possibilitou a coleta de escolecodontes da Formação Ponta Grossa da Bacia do Paraná; fragmentos vegetais e vários icnofósseis. Outros exemplares da coleção são oriundos de trocas com a Universidade Federal de São Carlos e com o Museu de Paleontologia de Monte Alto, além de doações da Universidade de São Paulo (mesossaurídeo, gastrópodes, troncos vegetais, estromatólitos e osteíctes).