Melissa

Família: Lamiaceae.

Origem: Típica do Mediterrâneo, principalmente na região Central da Ásia.

Partes usadas: Folhas e ramos.

Contraindicações em relação a quantidade de uso: O extrato seco da planta não deve ser utilizado por pessoas com hipotireoidismo. Deve ser também utilizado cuidadosamente por pessoas que apresentam pressão baixa. No caso do óleo essencial, ele deve ser evitado por gestantes e lactantes, além de sua toxicidade que pode causar entorpecimento e sono, diminuição da frequência respiratória, do ritmo cardíaco e da pressão arterial.

Usos científicos: Sedativa, ansiolítica, antidepressiva, antioxidante, antiepiléptica, antimicrobiana, analgésica, antinociceptiva, antiviral, antiespasmódica, miorrelaxante, anti-inflamatória, cardioprotetora, hipoglicêmica, hipolipidêmica, antiangiogênica, hipotensora, eupéptica, reguladora do ciclo menstrual e como coadjuvante no tratamento da Doença de Alzheimer. 

Conhecimentos tradicionais/Benefícios: Os ramos ou folhas da melissa são utilizados por suas propriedades sedativas, sendo empregados no alívio de dores de cabeça e de dente, bem como no tratamento de estados gripais, palpitações, distúrbios gastrointestinais e menstruais, e até mesmo em casos de reumatismo. Além disso, a planta tem ação contra o vírus do herpes simples, da gripe e da caxumba. É usada para tratar o hipertireoidismo e para auxiliar na redução da pressão arterial. O chá também é utilizado externamente para rachaduras nas mamas e picadas de insetos. Na culinária européia, é utilizado como tempero ou aromatizante em pratos doces e licores, além de seu aroma agradável com bom uso na perfumaria.

Manejo: A planta necessita de um local de meia-sombra, onde não seja exposta diretamente à luz solar. A rega deve ser feita uma vez por semana, evitando o excesso de umidade. No inverno, a melissa não requer uma irrigação constante. No entanto, ela é bastante sensível a geadas e temperaturas muito baixas, portanto, é necessário protegê-la ou cobri-la durante as noites e períodos de inverno rigoroso. Quanto ao solo, a aplicação de adubo orgânico garantirá uma melhor floração e folhas mais bonitas.

Referências: