Ora-pro-nobis

Família: Cactaceae.

Origem: Tem origem na América Tropical, com ampla distribuição desde o México até a América do Sul. No Brasil, pode ser encontrada de Nordeste a Sul.

Partes usadas: Quase todas as partes são comestíveis, mas o consumo se dá principalmente pelas folhas, consumidas na salada. Folhas secas e moídas podem ser adicionadas a pães para aumentar o seu valor nutricional.

Contraindicações em relação à quantidade de uso: Não tem registros de possíveis efeitos adversos ou contraindicações.

Usos científicos: Antioxidante, anti-inflamatório, nutracêutico, cicatrizante. A alta quantidade de fibras insolúveis pode auxiliar na prevenção de diversas doenças como: câncer de cólon, hemorróidas, varizes, tumores intestinais e diabetes.

Conhecimentos tradicionais/Benefícios: Considerada uma Planta alimentícia não Convencional (PANC), a ora-pro-nóbis é conhecida por seu elevado teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro, além de ser amplamente presente na culinária vegetariana. 

Manejo: Cultivar em locais com captação abundante de sol e regas apenas quando o solo estiver seco. Deve-se manter a adubação frequente para o bom desenvolvimento do solo. Realizar poda dos ramos a cada 75-90 dias. O cultivo tem baixo custo, o que favorece sua utilização como complemento alimentar. A colheita pode ser feita a partir de 3 meses depois do plantio.

Referências: